A técnica surgiu no final da década de 70 em São Paulo, quando três ex-operários da linha de montagem da Volkswagen decidiram abrir suas oficinas. Até alguns anos atrás, os serviços dos martelinhos de ouro eram utilizados apenas pelas montadoras e revendedoras, quando os automóveis sofriam pequenos acidentes em seus pátios.

Atualmente, porém, já existe no mercado: BIU DA MOSSA : (98) 8154-8261

que executa esse serviço. O processo de consertos por meio do martelinho (e de outras ferramentas) consiste basicamente em pressionar a lataria por dentro da carroceria, fazendo a chapa voltar à sua posi ção original.
O amassado cria tensões superficiais na chapa, e ao pressionar-se nos lugares certos ela tende a voltar à posição original, desfazendo o amassado.

Desde que não ocorram vincos na chapa (pois estes anulam as tensões originais) e que a pintura não esteja danificada (com trincas inclusive) essa técnica pode ser empregada. Mas os especialistas advertem que, para o serviço ficar bom, é necessário verificar bem quais pontos devem ser batidos ou comprimidos. Caso contr ário, podem surgir trincas ou ondulações na chapa. A grande vantagem é que o carro fica "original" e em alguns casos é impossível dizer onde estava amassado.
.